“Quase me esqueci do rosto do meu bebé”-testemunhos de uma jornalista numa prisão turca

A jornalista Tuba Tekerek, que foi detida enquanto cobria a tragédia humana de perseguição em massa em frente da esquadra  em Istambul. Como relatou Tuba sobre a situação dos homens e mulheres que foram detidos naquela delegacia, em 21 de agosto de 2016, Tekerek encontrou-se na mesma célula de detenção quando a polícia a tomou sob custódia. Ela compartilhou uma pequena cela com 27 mulheres que haviam sido detidas por alegadas ligações ao movimento Gülen. A polícia disse-lhe que poderia ser acusada de terrorismo apenas por tirar fotos, como repórter, na rua em frente à esquadra de polícia.

Escreveu depois uma história emocionante detalhando as condições de detenção em primeira mão. “Eu queria saber se estaria sozinha ou com um preso na cela. Quando o portão de ferro foi aberto, vi dezenas de sapatos. E um cheiro muito intenso, vinte e sete pessoas estavam em três células as quais devem acomodar apenas de três a cinco pessoas cada “, disse Tekerek.

“Eu tive sorte de ter tido tempo suficiente para ligar para meu amigo advogado da P24, Veysel Ok, antes que o polícia me levasse para dentro do edifício. Veysel telefonou para mim, mas não obteve resposta. Por curiosidade ligou para a esquadra de polícia Gayrettepe, e foi informado que não havia registo de qualquer “Tuğba Tekerek.” O meu amigo não acreditou na resposta e passou pela esquadra. Eu tive muita sorte em que alguém do lado de fora soubesse que eu estava lá e que não seria tão fácil que a polícia me fizesse alguma coisa “, acrescentou.

Os seguintes são trechos da sua história:

“Eram cerca das 3 da manhã quando fui colocada na cela. As mulheres em custódia perguntaram-me se eu era funcionária do tribunal. Enquanto ainda estava a tentar entender a pergunta, elas disseram-me: “Nós somos todas funcionárias. … Trabalhávamos no Tribunal de Justiça de Anadolu. “Vinte e quatro dos 27 eram funcionárias. Tinham conseguido digitar 90 palavras em três minutos no exame para se tornarem funcionárias. Mas agora, tinham sido detidas por serem membros da “FETÖ” [uma abreviação cunhada pelo governo para descrever a suposta rede terrorista do movimento Gülen dentro das instituições estatais].

“Cercaram-me, embora fosse quase meia-noite. Estavam ansiosos por qualquer pequena notícia e perguntaram-me “O que está acontecendo?” Elas tinham estado lá durante os últimos sete dias e foi lhes negada a permissão para ver os seus familiares. Não tinham advogados. Os advogados nomeados por associações de advogados como assistência jurídica também não estavam dispostos a reunir-se com elas. (Há rumores de que policias de departamentos que não das unidades de contra terrorismo também estão envolvidos em operações contra o FETÖ.) Quando os polícias pedem advogados para qualquer detido, eles aparecem de bom grado pensando que estarão a defender um suspeito de homicídio. Se os policias lhes dizem que defenderão membros do FETÖ, eles não vêm.)

“Não consigo descrever o que vi nos seus rostos quando lhes disse que estava detida porque eu tirei fotos perto da esquadra de polícia de Gayrettepe porque as pessoas a quem eu tirei fotos eram os seus familiares, de quem estavam desejando ouvir noticias. “Viu aquele menino?” “Estava lá aquela mulher?” E perguntas semelhantes caíram sobre mim. As reclusas têm principalmente entre 25 e 30 anos de idade. A maioria delas tem bebês. Um bebé de 7 meses de idade foi trazido para a mãe detida desde Sultanbeyli, um distrito a duas horas de distância, duas vezes por dia para amamentar. Mas ela está entre as mais sortudas, porque as outras mulheres, mesmo que tenham bebés de 15 meses, não têm permissão para ver seus filhos. Sempre que esta mulher vê seu bebé de 7 meses de idade, as outras sentam-se e choram suavemente. Eles pensam nos seus filhos ou mães que sentem a falta delas.

“Havia uma mulher grávida que muitas vezes ficou fora da conversa, lidando com seus próprios problemas. As dificuldades que ela está a passar estavam escritas em toda a sua face. Na sua vida normal, ela estudava Direito enquanto trabalhava, mas agora odeia a lei. Ela estava em licença de maternidade quando foi detida. Quando soube do mandado de busca emitido para ela, foi até o promotor e disse: “Quero entregar-me.” Ela tem outra filha que tem três anos e meio de idade. – Quase me esqueci do rosto do meu bebé. Gostaria de ter trazido uma das suas fotos comigo – disse ela em lágrimas. Outra interrompeu: “Eles não permitiriam que trouxesse. Não há sequer um espelho aqui. “Sim, este é um lugar onde as pessoas podem esquecer-se até mesmo o seu próprio rosto.

“A luz dentro da cela sempre estava sempre ligada independentemente de ser noite ou dia. Nós não sabíamos as horas pois os nossos relógios tinham-nos sido retirados ao entrar. A luz do sol refletida na parede em frente à nossa janela de 10 centímetros era a única maneira que tínhamos de poder saber que horas eram. Foi-me dito que a polícia deixava as mulheres irem para o pátio compartilhado quando quisessem. Eles deixaram-nos lá fora apenas por cinco minutos numa noite, por exemplo. Eles permitem pasta dentífrica mas a seu próprio critério.
“Parecia que estávamos presos no motor de um aparelho de ar condicionado que faz ruídos constantes e assustadores. Eu tentei não pensar sobre a alta temperatura e sobre o fato de que estava com dificuldade em respirar. Nós não sabíamos quantos tempo estaríamos lá.

“Não conseguia dizer uma única palavra quando elas me perguntaram ‘Existe alguma reação à nossa prisão lá fora?’ Então, uma delas respondeu: ‘O que costumávamos dizer quando outros estavam a ser presos? Costumávamos dizer: “Ah, aqueles inocentes serão libertados, inshallah!” É isso. Agora, outros provavelmente desejam o mesmo por nós.
“Uma delas disse:” Tentei obter um cartão de crédito do Banco Asya em 2014. O Banco Asya foi o único credor que me deu um cartão de crédito. Essa é minha única culpa. “Pensavam que estava detida porque atendia telefones numa dersane [escola preparatória] afiliada ao movimento Gülen há sete anos. Outra mulher disse: “Eu nunca fui a nenhuma dersanes, eu nunca tive empréstimos do Banco Asya. Nunca assisti a nenhuma das suas reuniões nem nunca li o jornal Zaman. Por que, então, estou aqui?

“A intenção das autoridades era arrastá-las para baixo e força-las a falar. Cerca de 20 delas que haviam sido interrogadas por um promotor foram informadas de que estavam presas. Mas eu tomei conhecimento depois da minha libertação que quase todas elas foram libertadas.

“Elas foram mantidos sob custódia sem qualquer notícia do exterior, e foram enganadas também.

“Fui chamada pela polícia às 11 da manhã seguinte. Deixei a cela carregada com uma culpa que ainda sinto. Sei que os meios de comunicação independentes, mesmo que apenas alguns permaneçam, incluindo P24 e Ben Gazeteciyim İnsiyatifi [a Iniciativa Eu Sou um Jornalista], cuidaram de mim. Consegui resistir à situação com a ajuda deles. Mas é muito mais difícil para as mulheres que estão lá fazê-lo. “

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

